Blog

Planejando o Novo Ano

(Tempo de leitura: 2 - 4 Minutos)
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Planejando o Novo Ano

Por Claudia Lisboa

Mais um ano chegou ao fim! E que ano foi esse? Extremamente desafiador para toda a humanidade, um ano de muitas perdas financeiras e emocionais, entretanto também foi um ano de oportunidades para uma parcela de pessoas e empresas. Antagônico não? Sim, viver é antagônico! Uma hora feliz, outra hora triste, uma hora por cima e outra por baixo.
Algo muito importante que aprendi e coloco em prática há alguns anos da minha vida, e que é determinante quando se trata de situações inusitadas, como foi essa que vivemos em 2020. Ter objetivos claros e bem traçados é essencial. Sim, ter objetivos claros fazem toda diferença, pois mesmo que venha uma pandemia como a que estamos vivendo, você pode revisitá-los e ajustá-los conforme as mudanças que forem ocorrendo. Não ter objetivos tem um custo muito alto, e isso ficou bem claro para as pessoas e empresas que não os tinham e costumavam viver a vida no mood “deixa a vida me levar”.

Com esse artigo quero proporcionar uma visão didática de como se planejar de forma simples e seguir seu plano sem muito sacrifício. Aproveite que estamos no início de janeiro e tire umas horas do seu dia para escrever como será seu 2021 em linhas gerais. Topa o desafio? Então vamos lá!

Primeira coisa que você deve saber sobre planejamento é que existem 2 elementos essenciais: Objetivos e metas.
01

Objetivo - meu alvo maior, o que pretendo alcançar, o que quero fazer, é o seu O QUE.

Atenção com listas enormes de objetivos, não recomendo ter mais que 5 objetivos macros, pois tem pessoas que fazem listas enormes e acabam desistindo. Se você nunca fez um planejamento pessoal, comece de forma mais simples para não desistir no segundo item.
Então, o que deseja para 2021? Um novo emprego, comprar sua casa própria, comprar um carro, investir em saúde, investir em conhecimento, viajar, casar...
Seja específico ao definir seu objetivo, como por exemplo:
“Em 2021 no mês de julho quero fazer uma viagem de férias de 10 dias para cidade de Madri na Espanha com a minha família”.
Quanto mais específico for seu objetivo, mais chance das suas metas para atingir o objetivo bem definidas
02

Meta - definição dos passos, prazos, custos e recursos para alcançar o meu objetivo. Ajuda a desdobrar as ações praticas.

Se meu objetivo é viajar de férias para Espanha, então preciso realizar algumas ações elencadas a isso, como por exemplo: fazer orçamentos das passagens aéreas, hospedagem, passeios, traslados, retirar e/ou renovar passaporte, economizar dinheiro, contratar seguro-viagem e etc.
E todas essas ações precisam de um prazo para acontecerem antes da data da viagem para que você concretize seu objetivo.

Escolha as áreas da sua vida que quer dar foco e escreva 1 objetivo para cada uma delas para 2021. No total temos 12 áreas essenciais, entretanto sabemos que não conseguimos dar foco para todas em um período de 12 meses, portanto para ser efetivo, sugiro que eleja até 5 áreas para investir mais energia em 2021, áreas essas que te levarão a um maior equilíbrio de vida.

Aqui estão as 12 áreas essenciais: Saúde e Disposição, Diversão/Lazer, Espiritualidade, Família, Amor/Relacionamento Íntimo, Vida Social, Trabalho/Carreira, Recursos Financeiros, Desenvolvimento Intelectual, Equilíbrio Emocional, Contribuição Social e Realização e Propósito.
Quanto mais específico for seu objetivo, mais chance das suas metas para atingir o objetivo bem definidas
Reflita um pouco antes de escolher as 5 áreas! Um bom exercício é você se dar uma nota de 0 a 10 de nível de satisfação para cada uma dessas áreas. Veja quais você pontuou menos. As que pontuou menos estão tendo que impacto na sua vida agora?

E última dica para que você comece o novo ano com mais FOCO: Escreva seus objetivos e metas e coloque em algum lugar onde possa visualizar diariamente e/ou regularmente, comprometa-se diariamente e compartilhe com as pessoas que podem te ajudar a atingir seus objetivos te dando palavras de incentivo, te cobrando de forma amigável e ou te ajudando com recursos necessários. Seja seu maior compromisso para 2021!

Aproveito para desejar um 2021 próspero em todas as áreas da sua vida.

Gostou do artigo? Então, deixa um comentário ou então compartilha com os amigos!

ClauLisboa

  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Telefone:+55 (11) 94813-0550
 
 
 
 
 
Claulisboa © Copyright 2023 . Todos os Direitos Reservados Design por #Apelo Agência
Claudia Lisboa Desenvolvimento Humano. CNPJ: 34.793.198/0001-20
Endereço: R AFONSO DE FREITAS, 576 COMPLEMENTO APT 94 - São Paulo
Telefone para contato: +55 (11) 98909-6751

Search

Este site utiliza Cookies!

Com o objetivo de melhorar a sua experiência e para colher métricas de todos nossos visitantes no site, para entender melhor veja nossa Política de privacidade.